Definição do B2B

B2B é o processo eletrônico que envolve “comprar, vender, enviar e pagar”.

Elementos do processo B2B:


  • Grande quantidade documentos de vários tipos e padrões,
  • Grande quantidade de parceiros de negócios (Comunidade), incluindo o vendedor, o comprador de bens ou serviços, bancos e empresas de logística.
  • Grande variedade de processos, regras de negócios específicas, contratos específicos, SLAs específicos,
  • Grande variedade de meios para trocar arquivos com a comunidade (Protocolos).

Por que Empresas têm Problemas?

  • Muitas empresas estão usando múltiplas plataformas e soluções de integração B2B.
  • Muitas fizeram aquisições, outras fizeram implementações de soluções isoladas de integração para cada parceiro a medida que surgiu a necessidade, e outras ainda fizeram implementações de EDI isoladas.
  • E por isso estão tendo inúmeros problemas para administrar. Isso cria uma pressão para TI para atualizar sua plataforma de Integração B2B, unificando todos as soluções em uma única que concentre toda a plataforma de troca de arquivos com todos os parceiros.

Desafios das Empresas

Problemas Enfrentados

  • Que tipo de integração é preferível?
  • Que formato o arquivo deve ter?
  • Qual o meio de enviar o arquivo (FTP, http, VAN...)? Que protocolo se deve usar?
  • Como garantir a integridade e a confidencialidade da informação?
  • Como dar visibilidade de negócio aos usuários das áreas de negócio da empresa?
  • Como garantir que o arquivo enviado/recebido é o correto?
  • Como localizar o arquivo reclamado pelo parceiro?
  • Como se adequar aos padrões da indústria?
  • Como garantir cumprimento de normas de segurança como PCI, SOX ou similares?
  • Que práticas de segurança devem ser aplicadas?

Custos Envolvidos

  • Horas homem para administrar as várias operações de Transferência,
  • Horas homem para identificar falhas no processo de transferência,
  • Horas homem para localizar e retransmitir arquivos que falharam,
  • Horas homem para administrar problemas de violações de segurança,
  • Hora homem para localizar processos reclamados por clientes e parceiros,
  • Multas contratuais por não cumprimento de SLA,
  • Danos de imagem por falhas ocorridas no processo.

Confiablidade

  • Falhas de rede ou servidor acontecem normalmente,
  • Existe grande dificuldade de rastrear falhas de forma manual,
  • Quando alguma falha é descoberta deve ser tratada de forma manual,
  • Transferências devem ser reiniciadas a partir do zero quando ocorrem falhas,
  • Muitas vezes a reinicialização do processo de transmissão pode representar perda de dados ou duplicação.

Visibilidade

  • Os processos de transferência possuem monitoramento central?
  • Os usuários das áreas de negócios enxergam os seus processos de transferência e seus arquivos?
  • Quando uma falha ocorre, o usuário recebe um alerta?
  • Quando não recebe um arquivo que deveria chegar, o usuário recebe um alerta?

Segurança

  • Os processos de transferência normalmente transitam abertos e expostos?
  • Informações de senha e identificação são transmitidos em texto simples?
  • Existem recursos de autenticação de identidade?
  • Existe conformidade em relação as auditorias de segurança?

Gerenciamento do Processo

  • É possível gerenciar e controlar o volume da movimentação de arquivos com toda a comunidade?
  • É possível priorizar operações de transferência específicas?
  • Os processos podem ser classificados por atributos como ordem de grandeza, importância, SLA, etc? Ou são atendidos por ordem de chegada, em fila?

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